quinta-feira, 17 de março de 2011

O surgimento da idéia de átomo.

Se pegarmos uma pedra e tentarmos dividi-la em dois pedaços, conseguiremos alcançar esse objetivo com facilidade. Se pegarmos a metade dessa pedra e tentarmos novamente dividi-la, conseguiremos mais uma vez. Podemos tentar várias vezes e poderemos conseguir. Mas, será que não chegará ao ponto de esse “pedaço de pedra” ser tão pequeno que se torne indivisível?
Essa idéia de que uma parte da matéria pode ser indivisível remonta o século V. a. C., onde alguns pensadores gregos imaginavam que poderia existir uma parcela tão pequena de matéria que seria impossível dividi-la e a esta parcela deram o nome de átomo.
Aristóteles, filósofo e grande pensador da época, tinham outra teoria em relação à composição da matéria. Ele imaginava que toda matéria é composta por quatro elementos fundamentais: terra, ar, água e fogo.
Sendo assim, ele acreditava que a matéria tinha certa atração magnética com o seu lugar de origem, ou seja, pássaros voam, porque em sua composição, o ar é o componente mais presente. Outro exemplo é que os peixes vivem em rios porque possuem uma grande parte de água em sua composição.
A idéia dos quatro elementos perdurou por alguns séculos, mas, por volta do século XIX, um químico, chamado John Dalton ressuscitou a teoria atômica da matéria, explicando as reações químicas através doa átomos.
Desde então a teoria atômica vem sendo cada vez mais estudada e alguns cientistas acreditam até que os átomos são verdadeiros espaços vazios. De um ponto de vista isso faz sentido, mas por outro pode ser contestada.

João Paulo Vitório Bianchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário