domingo, 13 de março de 2011

A dúvida da origem da vida na Terra.

         
          No início da década de 1860, Louis Pasteur, em um de seus criativos experimentos derrubou de vez a teoria da abiogênese ou geração espontânea, que dizia que alguns seres poderiam surgir espontaneamente da matéria bruta. No mundo atual é até estranho pensar que existiam cientistas que não percebiam que esses seres eram atraídos pelas condições oferecidas, mas, naquela época, eles não eram munidos de tanta aparelhagem e tecnologia como os cientistas da atualidade.
          Mas, se os seres se originam somente de outros seres e não espontaneamente da matéria bruta, como teria surgido o primeiro ser vivo?
          Essa pergunta ainda não foi totalmente respondida e provavelmente nunca teremos uma definição exata sobre isso, devido à escassez de fósseis dos primeiros seres.
          Existem teorias que tentam explicar a origem da vida, mas será que alguma delas está totalmente correta? Para tentarmos responder a essa pergunta precisamos saber quais são essas teorias, esboçarei abaixo as principais e algumas de suas características.
          Começaremos pelo criacionismo; essa é a teoria menos aceita entre os cientistas, ela diz que um ser supremo, um deus, criou todas as coisas, das mais simples, as mais complexas e que essas “coisas” poderiam evoluir. Devido à grande difusão do cristianismo no Brasil, um número amplo de pessoas, principalmente os mais ligados a religião, acreditam que Deus teria feito os animais e até mesmo os seres humanos, naquela velha história de Adão e Eva.
          Outra teoria é a da panspermia cósmica, que diz que a vida na terra teve origem a partir de seres vivos ou de substancias precursoras da vida provenientes de outros locais do cosmo. Mas, dois fatos óbvios colocam essa teoria em xeque , o primeiro é que dificilmente essas substâncias precursoras da vida sobreviveriam às condições adversas do espaço, como pressão atmosférica e a incidência de raios ultravioletas, o outro fato, é que mesmo que a vida tivesse vindo de outros lugares do cosmo, a pergunta inicial não seria totalmente respondida, por que, como teria surgido a vida nesses lugares em que vieram as substâncias precursoras da vida?
          Ainda há outra teoria, muito importante e bastante aceita nos dias atuais que é a evolução química ou evolução molecular. Essa teoria admite que a vida é resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinaram, originando moléculas orgânicas simples e estas, por sua vez, se combinaram, produzindo moléculas mais complexas, que, finalmente, deram origem a estruturas com capacidade de autoduplicação e metabolismo, que seriam os primeiros seres vivos.

João Paulo Bianchi


Criticas, sugestões e comunicações de erro devem ser feitas nos cometários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário